Orientação para os membros da O.Carm

     

 FREI FRANCISCO KEVIN,O.CARM 
BEATAE MARIAE VIRGINIS CARMO 
CARMELITES ORDINIS 
SUB CORONA SANCTITATIS Benedictus VII
SUPERIOR-GERAL DA O.CARM

___________________________________________

Aos caríssimos filhos que leem esse decreto saudações da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo. 


A Quaresma é a preparação para o Tempo Pascal, essa tradição que nos remonta ao século III, mostra exatamente essa necessidade de preparação, por meio de jejum, penitência e oração, para celebração dos mistérios pascais. “Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa” (Lc 22,8).  Para isso é razoável escrever essa Orientação, com intuito de orientar e assim assegurar que esse tempo litúrgico  seja cumprido com dignidade visando a conversão do povo de Deus.

Uso do Hábito:

 É notório que neste tempo de Oração, jejum e caridade nos revistamos em realizar, nos como Carmelitas temos o dever de cumprir para com as leis da mãe Igreja e Devemos viver devotamente a simplicidade, visto que o Tempo da Quaresma se aproxima Fica abaixo a Orientação do uso do Hábito com Capa, para que possamos vivenciar este tempo como a Santa Mãe Igreja nos aconselha.

Orientação do uso do Hábito com Capa: 

• Visitas do Papa, ou visitas ao Papa.

• Ofício de Nossa Senhora.

• Reuniões com algum membro do Colégio Episcopal 

• Reuniões com o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

• Presença do Arcebispo ou Cardeais.

• Rito de Imposição Solene do Escapulário.

Aos filhos, que ainda se encontram no Noviciado, o uso do hábito que vos foi entregue é extremamente importante, mantendo usando até o dia de sua Imposição Solene. O mesmo vale para os Senhores Freis que fazem parte da mesma Ordem, o Hábito Religioso é indispensável, mantenham o uso devotamente, usem o Escapulário com devoção a Virgem Maria. 

• Salva-se exceção aos bispos religiosos, que já não cumprem obrigatoriedade com as ordens religiosas.

Desta forma, essa orientação sobre a Capa será reservada apenas durante o Tempo quaresmal. Vivamos este tempo de Oração e Simplicidade com fé e devoção e não nos esqueçamos do Carisma carmelita, mas o expressemos em cada um de nós.

Dado passado aos pés de Nossa Senhora do Carmo, na sala Santa Teresa Benedita aos vinte dias do mês de Fevereiro do ano de 2023.

              
       Frei Francisco Kevin Cruz, O.Carm
Superior-geral da Ordem do Carmo   
Postagem Anterior Próxima Postagem