Terminada a homilia, os professantes levantam-se. O celebrante pergunta-lhes se estão dispostos a consagrar-se a Deus e a seguir a perfeição da caridade, de acordo com a Regra ou Constituições da família religiosa.
As perguntas aqui propostas podem ser substituídas por outras, ou em parte omitidas, tendo em conta a natureza e o espírito de cada família religiosa.
Celebrante: Filho(s) caríssimo(s): No Batismo fostes consagrado(s) a Deus pela água e pelo Espírito. Quereis agora unir-vos mais intimamente ao Senhor por este novo título da profissão religiosa?
Os professantes respondem todos ao mesmo tempo:
Professantes: Sim, quero.
Celebrante: Quereis seguir a Cristo pelo caminho da perfeição e, para isso, viver em castidade por amor do reino dos céus, abraçar a pobreza voluntária, e oferecer-vos em obediência?
Professantes: Sim, quero.
O celebrante confirma a vontade dos professantes, com estas palavras ou outras semelhantes:
Celebrante: Deus todo-poderoso confirme com a sua graça esta vossa vontade.
Ass: Amém.
IMPLORAÇÃO DA GRAÇA DIVINA
Em seguida, o celebrante implora o auxílio divino, dizendo:
Celebrante: Oremos.
E, se for oportuno, oram todos em silêncio durante uns momentos.
Em seguida, o celebrante continua:
Olhai, Senhor, para estes vosso(s) servo(s), que hoje, professando os conselhos evangélicos perante a Igreja, deseja(m) consagrar a vida a vós, e concedei-o(s) que, pelo seu modo de viver, glorifique(m) o vosso nome e sirva(m) o mistério da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.
PROFISSÃO
Terminada a oração, dois irmãos já professos, se for esse o costume da família religiosa, vão colocar-se de pé, junto da sede do celebrante, para servirem de testemunhas.
Os professantes, um após outro, aproximam-se do celebrante e leem a fórmula da profissão. Se os professantes forem muitos, a fórmula da profissão pode ser lida por todos ao mesmo tempo, dizendo no fim, cada um por sua vez, as palavras
Assim o prometo.
ou outras semelhantes, que exprimam claramente a vontade pessoal. Feita a profissão, voltam para os seus lugares, e aí ficam de pé.
Professante: Eu, frei N., Com o desejo de viver fielmente em obséquio de Jesus Cristo, imitando a Virgem Maria, na presença dos irmãos aqui reunidos, e nas vossas mãos, frei N., prometo a Deus onipotente castidade, pobreza e obediência por o tempo designado a Regra e as Constituições da Ordem dos Irmãos da bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Entrego-me de todo o coração a esta família fundada por Santa Teresa, para, com a ajuda do Espírito Santo e o auxílio da Mãe de Deus, alcançar a caridade perfeita ao serviço da Igreja Mãe pela oração constante e a atividade apostólica, glorificando assim, eternamente a Santíssima Trindade.
ORAÇÃO E BÊNÇÃO DO ESCAPULÁRIO
O Superior, com as mãos estendidas, diz:
Pres: Senhor nosso Deus, autor da santidade e seu aperfeiçoador, que chamais à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade os que fizestes renascer da água e do Espírito Santo, olhai com benevolência para estes vossos servos que receberam com devoção o Escapulário do Carmo e vão usar diligentemente como sinal de consagração a Nossa Senhora do Carmo. Fazei que sejam imagem de Cristo, vosso Filho, e, terminada a sua passagem por esta vida, com a ajuda da Virgem Mãe de Deus, sejam admitidos na alegria da vossa morada celeste. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.
Faz-se a aspersão com água benta.
IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO
O Superior impõe o Escapulário aos candidatos, dizendo:
Pres: Recebe este Escapulário, por meio do qual és admitido na família carmelita, e confia no amor de tão grande Mãe. Comporta-te de tal maneira que, com a ajuda da Santíssima Virgem, te revistas cada vez mais de Cristo e a sua vida se manifeste na tua para glória da Santíssima Trindade e para o bem da Igreja e dos homens.
℟.: Amém.
Conforme as circunstâncias, o Superior pode dizer em voz alta a fórmula da imposição uma só vez por todas. Todos juntos respondem “Amém” e aproximam-se para receberem o Escapulário, enquanto isso canta-se:
CANTO
(Hino do Escapulário)
SENHORA DO CARMO, TEUS GRANDES FAVORES, QUAL CHUVA DE FLORES QUE A TERRA INUNDOU, HÁ QUASE MIL ANOS SE DÃO COM LARGUEZA... E A SUA RIQUEZA JAMAIS SE ESGOTOU.
É TEU SANTO ESCAPULÁRIO, UM ESCUDO FORTE E BELO A NÓS TODOS NECESSÁRIO, Ó RAINHA DO CARMELO.
DA TUA BONDADE A PROVA NOS DESTE NOS DANDO UMA VESTE QUE VEIO DO CÉU E ASSIM A JUSTIÇA DE DEUS, EM TEU DIA, NÃO MOSTRA ENERGIA, SUSPENDE O RIGOR.
É TEU SANTO ESCAPULÁRIO, UM ESCUDO FORTE E BELO A NÓS TODOS NECESSÁRIO, Ó RAINHA DO CARMELO.
Ó GRANDE PROMESSA! Ó PROVA SUBLIME DO AMOR QUE REPRIME AS FORÇAS DO MAL! Ó VESTE BENDITA Ó PANO SAGRADO COM O SELO MARCADO DO AMOR MATERIAL
É TEU SANTO ESCAPULÁRIO, UM ESCUDO FORTE E BELO A NÓS TODOS NECESSÁRIO, Ó RAINHA DO CARMELO.
O DOM SABATINO QUE A PENA ABREVIA TAMBÉM, Ó MARIA, NOS DEU TEU AMOR. E ASSIM, A JUSTIÇA DE DEUS, EM TEU DIA, NÃO MOSTRA ENERGIA SUSPENDE O RIGOR.
É TEU SANTO ESCAPULÁRIO, UM ESCUDO FORTE E BELO A NÓS TODOS NECESSÁRIO, Ó RAINHA DO CARMELO.
Ó FLOR DO CARMELO, Ó LUZ QUE NOS GUIA, Ó VIRGEM MARIA, BENDITA HÁS DE SER EM TODAS AS LÍNGUAS, POR TODOS OS POVOS, POR VELHOS E NOVOS, DO TEMPO A CORRER.
É TEU SANTO ESCAPULÁRIO, UM ESCUDO FORTE E BELO A NÓS TODOS NECESSÁRIO, Ó RAINHA DO CARMELO.
Terminada a imposição, o Superior dirige a todos estas palavras:
Pres: Pela bênção e imposição deste Escapulário vós fostes admitidos na família carmelita, dedicada à imitação e ao serviço da Virgem Mãe de Deus, para que possais servir com maior dedicação a Cristo e à sua Igreja, com o mesmo espírito contemplativo e apostólico da Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Para que o consigais com maior perfeição, eu, pelo poder que me foi concedido, admito-vos a participar nos bens espirituais da mesma Ordem do Carmo.
ENTREGA DAS INSÍGNIAS DA PROFISSÃO
A seguir, o mestre de noviços, ajudado por alguns religiosos, entrega o hábito religioso aos novos professos, e eles próprios o vestem, ou ali mesmo no presbitério ou noutro lugar adequado. Entretanto, o coro pode cantar a antífona seguinte, com o salmo 23, ou outro cântico apropriado:
R. Procurei Aquele a quem Amo!
* Transborda um poema do meu coração;
V. vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção;
* minha língua é qual pena de um ágil escriba.
R. Procurei Aquele a quem Amo!
A seguir, onde for costume, os novos professos, já com o hábito, aproximam-se do celebrante, e este entrega a cada um o livro da Regra ou das Constituições, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Recebe a Regra desta família. Observa-a fielmente, para chegares à perfeição da caridade.
Professo: Amém.
Na profissão dos irmãos, o promotor vocacional trás a insígnia dos votos temporários das irmãos, o lírio-do-vale, em seguida o celebrante o entrega, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Recebe este lírio, e com ele, conserva em ti o sinal dos votos que hoje professais, em preparação para a entrega definitiva que um dia eis de fazer.
Professo: Amém.
A seguir, o promotor vocacional trás a segunda insígnia da comunidade, a cruz peitoral, em seguida o celebrante o entrega, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Recebe a insígnia da cruz da unidade, símbolo perene desta família, pra que carregues sempre contigo, o cristo em seu coração, e que te lembres sempre do carisma ao qual fostes chamado.
Professo: Amém.
ORAÇÃO DOS FIÉIS
Pres.: Irmãos caríssimos: a nossa família espiritual está hoje em festa por estes servos de Deus, que se consagram ao serviço de Cristo e da Igreja pela primeira profissão. Elevemos, pois, as nossas preces a Deus Pai, que lhes concedeu o dom da vocação, dizendo:
℟.: Ouvi-nos, Senhor.
1. Por todos os religiosos, para que o seu modo de viver seja sinal resplandecente do reino futuro, oremos ao Senhor.
2. Pelos que abraçaram os conselhos evangélicos para que sejam exemplo vivo de mútua caridade, e a exemplo dos primeiros discípulos, sejam um só coração e uma só alma, oremos ao Senhor.
3. Por todos os religiosos, para que, na fidelidade à sua vocação, contribuam para o crescimento da santidade da Igreja e trabalhem na expansão do reino de Deus, oremos ao Senhor.
(Outras intenções)
Pres.: Atendei, Senhor, às preces do vosso povo e por intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, infundi o Espírito Divino sobre estes vossos servos, a quem chamastes a seguir a Cristo pelo caminho da perfeição evangélica, e fazei que venham a confirmar estes votos temporários pela consagração perpétua. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
℟.: Amém