Carta Circular | Pela qual se decreta Santa Teresinha como nossa Co-Padroeira


DOM DANILO ROSA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DI CARMEIANO
PRESIDENTE DA CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E SOCIEDADES APOSTÓLICAS 
BISPO-TITULAR DA ORDEM DO CARMO

ORDO FRATRUM BEATAE MARIAE VIRGINIS DE MONTE CARMELO 

   Aos queridos religiosos carmelitas, saudações e bênçãos no senhor.


Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu em Alençon (França), no dia 02 de janeiro de 1873. Morreu no dia 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Nascida em uma família de ótimas condições financeiras e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa, que também se tornaram freiras (Maria, Paulina, Leônia e Celina). 


Com a autorização do Papa Leão XIII, Santa Teresinha do Menino Jesus pôde entrar no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com apenas 15 anos de idade. Ao entrar no Carmelo, dedicou-se a rezar pela conversão das almas e pelos sacerdotes. Porém, trazia em seu coração o grande desejo de ser missionária, queria anunciar o evangelho aos cinco continentes do mundo. Até que descobriu no amor um caminho de perfeição: “no coração da Igreja, serei o amor. Assim, serei tudo, e nada impossibilitará meu sonho de tornar-se realidade” (História de uma alma). Logo após a sua morte, seria colocada como padroeira universal das missões católicas pelo Papa Pio XI.


Em seu leito de morte, com apenas 24 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, disse suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”. Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos que se tornaram mundialmente reconhecidos. Assim realizou a sua promessa de espalhar uma chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. Sua beatificação aconteceu em 1923; e foi canonizada por Pio XI em 1925, que a chamava de “uma palavra de Deus”.


Santa Teresinha nos mostrou como é possível viver a fé de forma autêntica e impactante. Desta forma, usando de minhas faculdades e atribuições, e tendo consultado e avaliado DECRETAMOS Santa Teresinha do Menino Jesus como CO-PADROEIRA da Ordem do Carmo em nosso orbi minecraftiano, devido ao seu modo de viver e como contribuiu para a espiritualidade carmelita.


As comunidades carmelitas são convocadas a celebrar os ensinamentos desta grande santa em suas atividades litúrgicas.


Sem mais, rogamos a Deus por intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus que interceda por toda esta Ordem e especialmente, que fortaleça a todos os nossos irmãos.


Com confiança,


Dado e passado na Sala Santa Teresa Benedita, aos pés da Virgem Mãe do Carmelo, na Solenidade de Santa Teresinha do Menino Jesus ao dia primeiro do mês de Outubro do ano da graça de 2024




✠ Dom Frei Danilo Rosa, O.Carm
Bispo Titular
Postagem Anterior Próxima Postagem