Rito de Iniciação na Vida Religiosa dos Religiosos

 


Rito de Iniciação na Vida Religiosa dos Religiosos
Normas para o Rito

1. Este Rito não pode e nem deve ser realizado dentro da Missa.

2. O Rito deve ser extremamente simples, sóbrio e reservada apenas à comunidade religiosa.

3. Deve-se evitar nos textos do rito tudo que pareça limitar a liberdade dos noviços ou encobrir o verdadeiro sentido do noviciado como tempo de experiência.

4. Este rito será celebrado na sala capitular ou noutro local adequado. Em caso de necessidade, o rito poderá ser realizado também na capela.

Descrição do rito

Celebra-se dentro de uma Celebração da Palavra de Deus.

Ritos Iniciais

5. Pode-se começar o rito pela saudação do Superior ou pelo canto de um salmo ou canto apropriado.
Superior: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.

O Superior, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda-o dizendo:
Superior: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
O povo responde:
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

6. O Superior pergunta aos postulantes o que desejam, usando estas palavras ou outras semelhantes:
Superior: Meus irmãos (filhos), que desejais de nós?

Postulantes: Desejamos experimentar o modo de vida da vossa comunidade para que nos ajudeis a ver se nossa vocação é autêntica e possamos ser recebidos nesta família N., a fim de seguir o Cristo mais de perto.

Superior: Deus vos conceda a graça de conseguir o que desejais.
Ass: Amém.

6. Caso se queira omitir a pergunta, a petição poderá ser feita do seguinte modo: um dos postulantes, em nome de todos, voltado para o Superior e à comunidade, diz estas palavras ou outras semelhantes, escolhidas por eles:
Movidos pela misericórdia de Deus, aqui estamos para experimentar o vosso modo de vida; ensinai-nos a seguir o Cristo crucificado, vivendo pobres, obedientes e castos; perseverando na oração e na penitência, servindo à Igreja e toda a humanidade, formando convosco um só coração e uma só alma. Ajudai-nos a seguir os preceitos do Evangelho em qualquer momento da vida, aprendendo a vossa Regra e vivendo o mandamento do amor fraterno.

Superior: Que Deus de misericórdia vos sustente com sua graça e o Divino Mestre nos esclareça com sua luz.
AssAmém.

7. Terminada a pergunta ou a petição, o Superior diz:
SuperiorOremos.
Ó Deus, fonte da vocação religiosa, ouvi as preces destes vossos filhos N.N., que desejam unir-se à nossa família; fazei que nossa vida comum frutifique em mútuo amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

    Celebração da Palavra de Deus

8. Leem-se depois alguns textos apropriados da Sagrada Escritura, como o Santo Evangelho do seu respectivo dia litúrgico, ou a escolha do Instituto. Logo, deve-se ser feita a aclamação ao Santo Evangelho.

LEITURAS DO ANTIGO TESTAMENTO

Gn 12, 1-4 

Sai da tua terra, da tua família e vai.

Leitor: Leitura do Livro do Gênesis. 
Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!” E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos, quando partiu de Harã.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

SALMOS RESPONSORIAIS

Sl 23 (24)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável. 

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. 

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.” “É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.”


LEITURAS DO NOVO TESTAMENTO
At 2, 42-47
Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e 
colocavam tudo em comum.

Leitor: Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Os que se haviam convertido eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. E todos estavam cheios de temor por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos frequentavam o Templo, partiam o pão pelas casas e, unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava ao seu número mais pessoas que seriam salvas.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.


EVANGELHOS

Jo 12, 24-26

Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Diác ou Sac: Palavra da Salvação
 Ass: Glória a vós, Senhor.

9. Terminadas as leituras, o superior dirige à comunidade e aos postulantes uma breve exortação acerca da natureza da vida religiosa e do espírito do Instituto, ou então lê um capítulo adequado da Regra. 

Conclusão do Rito

10. É aconselhável encerrar o rito com a Oração dos Fiéis e o Pai-nosso. 
Superior: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Depois, se pode acrescentar outra oração apropriada; como por exemplo:
Superior: Ó Deus, fonte de toda vocação, acolhei com bondade as preces dos vossos filhos. Que estes irmãos, experimentando a nossa vida, conheçam a vossa vontade, e sejamos todos confirmados no vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém.

11. O Superior confia os noviços ao seu mestre e todos os saúdam fraternalmente, conforme o costume da família religiosa. Enquanto isso, canta-se m hino apropriado ou um canto de louvor. 


Postagem Anterior Próxima Postagem