C O N G R E G A T I O D E I N S T I T U T I S V I T A E
C O N S E C R A T A E E T
S O C I E T A T I S A P O S T O L I C A E
DECRETO DE DISPENSA DOS VOTOS PERPÉTUOS
Ao até aqui Frei Ryhan, O.Carm e a todos os que estas letras lerem, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Papa São João Paulo II escreve na exortação apostólica ''Vita Consecrata'' que os religiosos tem a vida profundamente arreigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus — virgem, pobre e obediente — adquirem uma típica e permanente « visibilidade » no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atua na história.
Bem sabemos que os freis carmelitas, que ao professarem seus votos, carregam consigo a fim de difundir efetivamente o Evangelho de Cristo e viver desde agora, as virtudes de Nosso Senhor aqui neste mundo.
Dado a carta apresentada pelo Reverendíssimo Frei Ryhan, O.Carm, na qual pede a dispensa de seus votos religiosos perpétuos e exclusão do convívio com os freis carmelitas. Sabendo da gravidade deste ato, foi chegada a esta Congregação o seu pedido. A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade Apostólica, faz por bem atender a dispensa dos seus compromissos religiosos e demais atividades relacionadas a Ordem do Carmo.
Portanto, DECRETAMOS a DISPENSA dos Votos Perpétuos do agora Reverendíssimo Padre Ryhan e de todos os deveres que tenha assumido enquanto Frei pertencente a tal Ordem. O mesmo deve deixar de usar o hábito carmelita e todas os demais objetos que caracterizem o pertencimento a tal Ordem.
Que a Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo interceda por ele neste momento de transição em sua vida, que seus passos sejam iluminados e guiados sobre a luz do Espírito Santo a seguir vosso ministério sacerdotal e aos votos desta Congregação, seja perseverante em sua missão e dedicado ao seu ofício.