Formação 02 - Formação para o Postulantado



MANUAL DE FORMAÇÃO PARA O POSTULANTADO(POSTULANTES)


O principal objetivo da Ordem do Carmelo é amar a Deus e viver na presença Dele. A este objetivo conduzem o Silêncio, a Solidão, o Retiro e o Afastamento das coisas mundanas, a Oração contínua e a Meditação das Verdades Eternas.  (Constituições O.Carm)


O Carisma do Carmelo


Oração, Fraternidade e Serviço

    O Carmelo centra-se em Jesus Cristo, a quem nós seguimos e nos empenhamos em servir. Os grandes modelos da nossa forma de vida são a Virgem Maria e o profeta Elias. Com eles temos também a inspiração dos grandes santos do Carmelo: Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Maria Madalena de Pazzi, Santa Teresinha do Menino Jesus, o Beato Tito Brandsma e muitos outros. O valor central do carisma carmelita é a contemplação entendida como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo, que transborda numa vida de oração e fraternidade, na qual procuramos servir o nosso próximo conforme os nossos dons particulares e a nossa vocação. A contemplação não é somente algo para alguns cristãos; todos somos chamados a ser íntimos amigos de Deus e a nossa amizade com Deus produzirá efeitos notáveis na vida quotidiana. 

    Não podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não amamos o nosso próximo, que vemos (1 Jo. 4, 20). Por isso os Carmelitas exprimem o seu amor a Deus em qualquer tipo de serviço ao seu próximo e procuram seriamente viver em harmonia com os seus irmãos e irmãs. A Família Carmelita compreende religiosos e religiosas que se dedicam ao apostolado e vivem em comunidade, monjas de clausura que vivem a sua vocação em comunidade de vida, de oração e de sacrifício pelo bem do mundo, eremitas e muitos leigos que vivem em famílias ou sozinhos. Tentamos viver os valores da oração, da fraternidade e do serviço, conforme a nossa vocação particular.

    Quando iniciamos seriamente uma relação com Jesus Cristo, esta nos levará a um processo de transformação. Gradualmente, mudará o modo como percebemos a realidade e vivemos no mundo. As vezes, esta mudança pode ser dolorosa, porque nos vemos realmente como somos, não como pensamos que somos, mas este sofrimento transformar-se-á em alegria, quando, pouco a pouco, nos convertermos naquilo que Deus sabe que podemos ser.


A Virgem Maria e o profeta Elias

    Todos nós Carmelitas encontramos na Virgem Maria a nossa Mãe e Irmã, que nos acompanha ao longo de toda a vida e continuamente nos mostra, com o seu exemplo, como conservar tudo o que nos acontece, de modo que possamos discernir a presença e a ação de Deus na nossa vida (cfr. Lc. 2, 19). Ela teve e tem a mais íntima relação com Jesus e anima-nos a estar junto d’Ele e a fazer tudo o que Ele manda (Jo. 2, 5). Ela é o modelo da bem aventurança “felizes os puros de coração”, e ensina-nos a reconhecer as nossas motivações e a pô-las de acordo com os valores do Evangelho.

    Também o profeta Elias, uma das grandes figuras do Antigo Testamento, é, na sua experiência de Deus e na sua atividade profética, uma inspiração para todos os Carmelitas; no monte Horeb encontrou a Deus no silêncio (1 Re. 19, 12), em Israel denunciou a injustiça e demonstrou o vazio da idolatria. Os Carmelitas procuram a presença de Deus neles mesmos e ajudam outros a descobrir esta mesma presença na própria vida e assim a fugir das redes dos numerosos ídolos modernos que escravizam o coração do homem.


O futuro

O novo milênio orienta as nossas mentes para o futuro e para os desafios que enfrentaremos. Os Carmelitas continuarão a servir a Igreja e o mundo com vários tipos de apostolado. A fonte de toda a atividade deve ser o resultado de uma relação viva com Jesus Cristo, que se mostra no desejo de servir o povo de Deus. Nossa Senhora do Carmo nos guie para a montanha santa, que é Cristo Senhor, porque só n'Ele encontraremos a nossa verdadeira felicidade. Desejo que todos os membros da Família Carmelita sejam fiéis ao carisma que Deus nos deu para o serviço da Igreja e do mundo.


Celebrações Carmelitas:

Assim como a diversidade está presente em todas as ordens ou institutos, é possível observar certa disparidade até mesmo na prática das celebrações prescritas pelos ritos; aliás, a igreja também possui seus próprios ritos com distintas variações. No entanto, devido à grande quantidade de Santos carmelitas e numerosos festejos na ordem, não seria viável incluir tudo no Missal Romano. Em vez disso, propõe-se a promulgação de um missal adicional, específico para o Romano, destinado a cada data em particular. Entretanto, é importante ressaltar que o missal tem o único propósito de instituir uma liturgia em memória ou celebração das festas dos santos membros da Ordem, levando em consideração seus respectivos níveis de festividade, de acordo com suas influências individuais.

Missal Romano com o Santoral Carmelita


O Carisma Carmelita no Minecraft

O Carmelo, na atualidade virtual do Minecraft, tem como propósito disseminar inúmeros ensinamentos relacionados ao carisma da Ordem e seus diversos Santos. Através dos exemplos de fé e vida desses Santos, somos impelidos a compartilhar e a transmitir de maneira abrangente as experiências espirituais vividas por cada um deles. A variedade de Santos destaca uma missão grandiosa que instiga um conhecimento mais aprofundado sobre a Ordem, seus membros e a intensa devoção mariana promovida pela O.Carm por meio da figura grandiosa da Virgem Maria, exemplar de sacerdócio, maternidade e dedicação a Deus. Desse modo, compreendemos a importância significativa que a Virgem Maria detém em relação a toda a Igreja. Em certa medida, não podemos negligenciar ou desconsiderar certos ensinamentos e experiências tão relevantes como uma forma de descarte. A Ordem Carmelitana se identifica pelo uso do Hábito, aspecto que será abordado nos tópicos subsequentes, relacionados ao carisma carmelita.


Vestes Religiosas da Ordem do Carmo


Postulante:

No momento em que um postulante formaliza seu compromisso ao ingressar na Ordem, é imprescindível adotar vestimentas apropriadas para essa missão específica, as quais conferem identificação quanto ao título ou posição assumida pelo indivíduo na referida ordem. Dessa maneira, o postulante passa a utilizar o hábito correspondente, excluindo o uso do Escapulário, da capa ou de qualquer outro acessório.



O Postulante usará a veste desde a sua entrada, até a sua aprovação para se tornar Frei-Noviço e professar os seus primeiros votos diante da Ordem. Usará nesses primeiros passos, rumo a profissão perpetua e recebimento do escapulário Carmelita.


Frei-Noviço:

Após ter sido iniciado e acolhido na Ordem, recebido as devidas formações, o Postulante passa para a função de Frei-Noviço. O mesmo estará mais inserido na vida comunitária da Ordem, vivenciará mais de perto a vida dos demais membros. Durante esse período usará outro hábito, para demostrar a sua abertura para uma futura vivência mais profunda. Nesse período, após receber a formação do postulantado, o Frei-Noviço professará os seus primeiros votos e receberá esse novo hábito.


Para o Frei-Noviço, a utilização da capa é permitida e o mesmo utiliza um hábito mais escuro e ainda sem o uso do escapulário, que será aguardado até a sua próxima fase de vida.

Freis Carmelitas: 
Aqui podemos afirmar que se encerra a jornada vocacional; contudo, este é apenas o prelúdio, pois a vida de Frei Carmelita agora se inicia com uma participação mais ativa na comunidade e uma reflexão diária, almejando alcançar a última das moradas - o simbolismo dos votos perpétuos. Além de representarem a total entrega a Deus, esses votos simbolizam o despojamento e a abertura à vida religiosa, proporcionando a oportunidade de experimentar, viver e, se possível, proclamar a alegria que é ser integralmente dedicado a Deus.



Nessa etapa, o Frei receberá todas as insígnias correspondentes, o escapulário, a assinatura da ordem, a capa, juntamente com os compromissos religiosos fazendo total contribuição nos eventos e demais atividades da mesma.