Livreto Celebrativo | Ritual de Renovação dos Votos





LIVRETO CELEBRATIVO
RITUAL DE RENOVAÇÃO DOS VOTOS
ORDEM DO CARMO 

RITOS INICIAIS

Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao altar com os ministros, durante o canto de entrada. A procissão faz-se na forma do costume. Convém que nela se incorporem os professantes, acompanhados do mestre.

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

℟.: Amém.

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres.: A graça e a paz daquele que é, que era e que vem, estejam convosco.
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


INVOCAÇÃO DA GRAÇA DIVINA

Terminada a homilia, o Celebrante pede o auxílio de Deus, dizendo: 
Pres.: Meus irmãos e minhas irmãs: elevemos a nossa oração a Deus, de quem procede a graça da perseverança. Por este teu filho que hoje, perante a Igreja, quer renovar a sua profissão.

Todos rezam um momento em silêncio. Em seguida o Celebrante diz:
Pres.: Ó Pai, olhai estes vossos filhos que pela vossa providência chamastes à perfeição evangélica; e concedei que, perseverando na caridade, progridam no vosso amor pelo caminho iniciado com alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
℟.: Amém.

Se for de costume da família religiosa, dois membros da comunidade, de pé, junto ao Celebrante (ou ao Superior), exercem a função especial de testemunhas. 
Cada um dos professando se aproxima do Celebrante (ou do Superior) e lê a fórmula da profissão. Se os professandos forem numerosos, a fórmula pode ser dita por todos ao mesmo tempo, mas cada um deve pronunciar separadamente as palavras de conclusão Assim prometo, ou outras semelhantes, que declarem explicitamente a vontade de cada professando.
Cada família religiosa goza da faculdade de compor sua fórmula de profissão, que deve ser aprovada pela Sagrada Congregação para os Religiosos e os Institutos Seculares. Como auxílio aos Institutos religiosos, propõe-se o seguinte modelo:

O que faz a profissão:
Professandos:  Eu, Frei…, Com o desejo de viver fielmente em obséquio de Jesus Cristo, imitando a Virgem Maria, na presença dos irmãos aqui reunidos, e nas vossas mãos reverendíssimo prior Geral Frei...prometo a Deus omnipotente castidade, pobreza e obediência perpetuamente segundo a Regra e Constituições da Ordem dos Irmãos da bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Entrego-me de todo o coração a esta família fundada por Santo Elias, para, com a ajuda do Espírito Santo e o auxílio da Mãe de Deus, conseguir a caridade perfeita ao serviço da Igreja Mãe pela oração constante e a atividade apostólica, glorificando assim, eternamente, a Santíssima Trindade.

Pres: Eu fraternalmente o recebo como membro da Ordem dos Irmãos da bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, perpetuamente professo com votos religiosos, em nome do Pai  e do Filho e do Espírito Santo. 
Ass: Amém. 

O novo membro é saudado pelos presentes e começa a viver o carisma carmelita.


            BÊNÇÃO FINAL

Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.

Postagem Anterior Próxima Postagem